PROJETO MINHA ILHA, MINHA MARAVILHA.
ESCOLA: UEB JOÃO E MARIA
PROJETO: MINHA
ILHA, MINHA MARAVILHA
SEGMENTO: EDUCAÇÃO INFANTIL (creche e pré-escola)
TURNO: MATUTINO
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:
Alessandra -
creche
Cláudia –
Infantil I
Cecília –
Infantil 2
JUSTIFICATIVA DO PROJETO
O Projeto MINHA ILHA, MINHA MARAVILHA
,
tem o propósito de proporcionar o
conhecimento da história e da cultura ludovicense, face às comemorações do aniversário de 400 anos de São Luís. Para
tanto, prima pela realização de um trabalho interdisciplinar, priorizando a aprendizagem expressos nas mais
diferentes linguagens ( oral, escrita, pictórica), como indispensáveis ao processo de ampliação
de saberes em todos os componentes curriculares e respectivas áreas de conhecimento.
Neste sentido, o projeto prima pela valorização e pelo estudo da
história, usos,costumes ,lendas e manifestações folclóricas da cidade de São
Luis também conhecida como,”Ilha do Amor”,”Jamaica Brasileira” “Cidade dos
Azulejos”,”Atenas Brasileira” e que se orgulha grandemente do título concedido
a ela pela UNESCO no ano de 1997 de”PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE” como
forma de reconhecimento em relação à memória brasileira.
OBJETIVOS
GERAL
Contribuir para o desenvolvimento do alunato por meio de ações que valorizem a
história e a cultura da cidade de São Luís, face às comemorações do seu
aniversário de quatrocentos anos.
ESPECÍFICOS
- Reconhecer
o legado histórico e cultural da cidade de São Luís, por meio de fotos, vídeos,
documentários, filmes, obras diversas.
- Promover
passeios e visitas aos pontos turísticos da cidade de São Luís;
- Fazer a releitura das obras de Wilson Marques,
através de materiais diversificados;
- Valorizar as brincadeiras e jogos populares
existentes em São Luís.
- Realizar apresentações de cunho artístico e
cultural nas dependências da escola;
- Realizar a amostra cultural com a exposição dos
trabalhos realizados no decorrer do projeto.
CONTEÚDOS
Conceituais
-Produção de lista de brincadeiras e jogos
populares, biografia do autor Wilson Marques; amostra de trabalhos produzidos;
estudo sobre a cultura, a história e as manifestações culturais da cidade de
São Luís.
Procedimentais
- Exposição artística, elaboração de listas, confecção
de álbum seriado; releitura de imagens da cidade de São Luis ( desenhos,
pintura, escultura, maquetes).
Atitudinais
- Valorização da cultura local, importância da preservação
do patrimônio arquitetônico da cidade; reconhecimento da importância dos
costumes, tradições, lendas, da culinária, das belezas e recursos naturais da
cidade.
TEMPO ESTIMADO: 03
MESES
RECURSOS




















DESENVOLVIMENTO
DO PROJETO
O Projeto Minha Ilha, Minha Maravilha, apresenta
como estratégia de trabalho, a realização de atividades, distribuídos em 03
subtemas, a saber:
Manifestações culturais de São Luís
São Luís, 400 anos;
Brincando na Ilha.
Cada subtema tem como eixo central, uma data comemorativa
expressiva a ser trabalhada a cada mês do projeto. No subtema Manifestações
culturais de São Luís, serão abordadas as lendas e mistérios que cercam
a história da cidade de São Luís, e seus desdobramentos nas manifestações
culturais do povo ludoviscense, em alusão ao dia do folclore. No subtema São Luís, 400 anos, o foco será o aniversário
de 400 anos de São Luís, comemorado
no dia 08 de setembro, apresentando a sua história, seus costumes, tradições e
belezas naturais. No subtema Brincado na Ilha, o enfoque será
dado às manifestações lúdicas, por meio das brincadeiras e jogos populares,
face às comemorações do dia da criança em outubro, obedecendo as seguintes
etapas:
Atividade
|
Agosto
|
Setembro
|
Outubro
|
Apresentação
do projeto às crianças e aos pais
|
|
|
|
Apresentação
de fotos, vídeos, documentários, filmes, obras diversas sobre a Cidade de São
Luís
|
|
|
|
Realização
de passeios e visitas aos pontos turísticos da cidade de São Luís
|
|
|
|
Releitura das obras de Wilson Marques,
através de materiais diversificados;
|
|
|
|
Realização de brincadeiras e jogos populares
existentes em São Luís.
|
|
|
|
Apresentações
de cunho artístico e cultural nas dependências da escola;
|
|
|
|
Amostra cultural com a exposição dos
trabalhos realizados no decorrer do projeto.
|
|
|
|
PRODUTO
FINAL
O produto final será uma exposição dos trabalhos
realizados ao longo do projeto, com a participação dos pais e da comunidade
para prestigiarem o evento.
AVALIAÇÃO
Os projetos
transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala
de aula. Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do
comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e
professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas
com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, escuta do outro;
disciplina, tomada de iniciativa para o
cumprimento das tarefas.
Grade de Atividades por Área de Conhecimento
Mês
|
Subtema
|
Áreas do
Conhecimento
|
Atividades
|
Produtos
|
Agosto
|
Manifestações culturais de São Luís
|
Linguagem
oral e escrita
|
-
Leitura das lendas de São Luís
-
Biografia de Wilson Marques
-
Lista das obras de Wilson Marques
-Reconto
das lendas pelas crianças
-
Lista dos personagens das lendas
-
Histórias em quadrinhos
|
Murais
informativos;
Cartazes;
Varal
de provérbios e adivinhas.
|
Artes
|
-
Desenhos dos personagens lendários
-
Produzir telas a partir das imagens de São Luís
-
Recorte e colagem de imagens da cidade de São Luis
-
Mural de fotografias
|
Mural
com as produções das crianças
|
||
Natureza
e Sociedade
|
- Origem da cidade de São Luís e suas
lendas;
- Localização geográfica de São Luís através
de mapas;
- Apresentação de imagens dos recursos
naturais da cidade de São Luís;
- Exposição de vídeos, filmes sobre a Cidade
de São Luis.
|
Murais;
Cartazes;
Linha
do tempo
Maquetes
|
||
|
Matemática
|
- Contagem e representação numérica das
lendas lidas em sala de aula;
- Criação de tabelas para o acompanhamento
das obras lidas em sala de aula;
- Trabalhar noções de tempo e espaço, a
partir das leituras efetuadas em sala;
- Trabalhar com a linha do tempo, destacando
a temporalidade ( ontem, hoje, amanhã, dia, semana, mês, etc).
|
Mural
informativo com tabelas e linhas do tempo
| |
Setembro
|
São Luís 400 anos
|
Linguagem
oral e escrita
|
- Lista de nomes dos pontos turísticos da
cidade;
- Lista de coisas presentes em um aniversário;
- Lista de bolos e doces para comemorar o
aniversário da Cidade;
- Identificação do nome da cidade e das
letras que compõem o nome da cidade em textos diversos e aplicação de
atividades
( pontilhado, e escrita do nome).
- Escrita da música Louvação à São Luís e
outras que falam sobre a cidade
|
Textos
informativos
Livro
de receitas
Painel
com listas de nomes
|
Artes
|
- Recorte e colagem de pontos turísticos da
cidade;
- Pintura de paisagens e elementos
Naturais da cidade;
- Apreciação musical com músicas que exaltam
a cidade de São Luís e suas manifestações culturais.
- Leitura e reescrita da obra: “Quem tem
medo de Ana Jansen?” (Wilson Marques).
|
Painel
expositivo
|
||
Natureza
e Sociedade
|
- Origem da cidade de São Luís
- Localização geográfica de São Luís através
de mapas;
- Apresentação de imagens dos recursos
naturais da cidade de São Luís; por meio de vídeos, filmes sobre a Cidade de
São Luis.
|
Murais;
Cartazes;
Linha
do tempo
Maquetes
|
||
Matemática
|
- Representação numérica (recorte e colagem;
sequência, ordenação, quantidade de materiais produzidos em sala.
|
Mural
informativo
|
||
Outubro
|
Brincando na Ilha
|
Linguagem
oral e escrita
|
- Lista de brincadeiras conhecidas e não
pelas crianças;
- Lista de jogos conhecidos e não conhecidos
pelas crianças;
- Lista de brinquedos conhecidos pelas
crianças
|
Mural informativo
|
Artes
|
- Confecção de brinquedos artesanais
|
Exposição
de brinquedos
|
||
Natureza
e Sociedade
|
Estudo da origem dos brinquedos e
brincadeiras populares de São Luís;
|
Painel
informativo
|
||
Matemática
|
- Contagem , representação numérica;
identificação de cores e formas presentes nos diferentes brinquedos e jogos
realizados; ordenação e classificação
de diferentes jogos e brinquedos;
- Elaboração de tabelas e gráficos simples
de jogos e brincadeiras realizados (meninos X meninas); contagem de pontos
marcados em jogos, etc...
|
Mural
informativo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário